domingo, abril 11

A QUESTÃO DE GIBRALTAR


UMA FRONTEIRA INGLESA EM PLENO CORAÇÃO DE ESPANHA

Uma força Anglo Holandesa liderada por Sir George Rooke apoderou-se de Gibraltar em 1704. O território foi cedido à Grã-Bretanha pela Espanha no Tratado de Utrecht em 1713, como parte do pagamento da ajuda recebida na Guerra da Sucessão Espanhola. Nesse tratado a Espanha cedeu à Inglaterra "... a total propriedade da cidade e do castelo de Gibraltar, junto com o porto, fortificações e fortes ... para sempre, sem qualquer excepção ou impedimento."

Apesar de tudo, o tratado de cessão estipula que nenhum comércio por terra entre Gibraltar e a Espanha deve ocorrer, excepto para provisões emergenciais no caso de Gibraltar não conseguir ser reabastecida por mar. Outra condição do tratado é que "nenhuma permissão deve ser dada sob qualquer pretexto, tanto a judeus quanto a mouros, para morarem ou terem residência na dita cidade de Gibraltar". Esta restrição foi rapidamente ignorada, por muitos anos e tanto judeus quanto árabes moraram pacificamente em Gibraltar. Numa cláusula de reversão, se a coroa britânica quiser abandonar Gibraltar deve oferecê-la primeiro à Espanha.

Num referendo, ocorrido em 1967, a população de Gibraltar ignorou a pressão espanhola e votou maciçamente por permanecer numa dependência britânica. Mais recentemente, num segundo referendo que ocorreu em Novembro de 2002, 99% dos votantes rejeitaram qualquer proposta de divisão de soberania entre o Reino Unido e a Espanha. No entanto, os Gibraltinos têm buscado um "status" mais avançado e um relacionamento concordante com o Reino Unido que reflicta o presente nível de auto governo e, por isso, uma nova constituição para o território foi submetida para aprovação.

http://pt.wikilingue.com/es/Assédio_a_Gibraltar_de_1779


Sem comentários: