segunda-feira, junho 28

O GRANDE TUBARÃO BRANCO


O tubarão branco ou de São Tomé (nome cientifico, Carcharadon carcharias) é um predador solitário que, em média, pode crescer até aos 6,60 metros de comprimento. O seu tempo de vida e a sua frequência de crescimento não são, ainda, bem conhecidas, mas acredita-se ser lenta e ter atingido grandes dimensões que podem ter ido até aos 8 metros de comprimento e com um tempo de vida relativamente longa.
O tubarão branco não realiza migrações, mas os seus movimentos no Atlântico Norte são desconhecidos. Marcações recentes com tecnologia de ponta e estudos realizados têm mostrado que são capazes de viajar 190 km entre 2 e 3 dias; eles podem ser encontrados em toda a parte do globo, sendo muito frequentes na zona da Grande Barreira de Coral.
O tubarão branco ataca principalmente uma diversidade de peixes e mamíferos marinhos. Peixes como o salmão, a pescada, o linguado, a cavala e, especialmente o atum; mamíferos marinhos, como o golfinho, o boto e as focas, são presas comuns. Também comem outros tubarões, tartarugas e aves marinhas flutuantes,  podendo também alimentar-se de carcaças de baleias mortas.  A sua taxa metabólica é lenta e a temperatura do seu corpo não é fria, como se supunha, mas muito baixa e crê-se que uma peça de 30 kg de gordura de foca o possa manter sustentado por um período de um a dois meses.
O tubarão branco é considerado um dos mais perigosos para o homem, por causa do seu grande tamanho e voracidade; é conhecido por “devorador de homens”, por nadar em águas muito rasas e pelos seus hábitos alimentares, julga-se confundir o homem com as suas presas habituais; os ataques a humanos, espacialmente aos praticantes de “prancha” são quase sempre fatais.
São encontrados por pescadores comerciais na pesca do atum, na modalidade de cerco e raramente apanhados na pesca desportiva, devido à sua raridade, tamanho, força e habilidade para morder. O seu baixo número, gradual nos oceanos, especialmente devido à captura industrial dos animais de que se alimenta faz do tubarão branco uma espécie ameaçada de extinção.

Sem comentários: