sábado, março 20

O MERGULHO LIVRE “APNEIA”.


Qualquer animal pulmonado que suspenda a respiração fica em apneia, mas, na sua natural evolução, alguns mamíferos, especialmente adaptaram-se a prolongadas apneias.

Nos delfinídeos (golfinhos, orcas, baleias, etc.) de todos, o grande campeão é o Cachalote. Existem outros animais, conhecidos como grandes apneistas, para caçar: O urso polar, o corvo-marinho, a lontra, as focas, as tartarugas, as iguanas, etc.

O homem através do tempo sempre praticou a apneia, para se submergir, para caçar ou recuperar objectos perdidos no fundo do mar. Há história conhecida desde a antiguidade, mais precisamente, desde o século XVII que os polinésios eram utilizados par recuperar bens e haveres naufragados com os grandes galeões espanhóis.

Quanto à actualidade o ser humano continua a praticar a apneia por desporto ou para estudo das reacções psicofisiológicas em apneias prolongadas e a grande profundidade.

A apneia pode ser positiva ou negativa, considerando-se assim, pelo facto de ser positiva quando se interrompe a respiração com os pulmões cheios e negativa quando vazios.

Nas duas últimas décadas o ser humano tem atingido limites de apneia e de profundidade como nunca antes igualados. São praticados vários métodos de apneia, em profundidade, auxiliados a submergir por um cabo com um peso até ao limite ou pelo esforço muscular, com o auxílio de barbatanas ou sem elas ou, simplesmente estáticos, imersos, que poderá ser até numa piscina.

Nos mergulhos de profundidade “No Limit” todas as áreas interiores, da traqueia aos pulmões e abdómen, são reduzidas até ao volume “zero” devido à pressão exercida, envolvente; qualquer pessoa não treinada fracturaria todas as costelas ao atingir os 80m. de profundidade. São necessários anos de muito e intenso treino para atingir ou superar os recordes estabelecidos: Em 19/06/2007, um novo recorde mundial de mergulho foi estabelecido pelo australiano Herbert Nitsch na modalidade "No Limit" com os seus 214m de profundidade que superaram em 29m a sua marca anterior; em 11/Dez/2008, o italiano Gianluca Genoni, de 40 anos, bateu o recorde mundial de apneia estática depois de ter ficado submerso durante 18 minutos.

As técnicas utilizadas vão ao extremo do corpo e da mente, autodomínio, mentalização e treinamento, recorrendo-se necessariamente ao Yoga e ao treinamento autógeno.

YOGA:

Treinamento autógeno:

Sem comentários: